quarta-feira, 9 de junho de 2010

Um Homem que vale a pena conhecer!

Biografia
Cristiano José Monteiro, Nhocristiano como era conhecido entre os amigos, nasceu ao 4 de Dezembro de 1904 na freguesia de São Lourenço ilha do fogo.
Entre 1915 e 1917 frequentou dois anos e meio de estudos primários nos Mosteiros e sentiu obrigado de abandonar por causa do mau o ano agrícola nos mosteiros, voltou para sua localidade (Ribeira Grande) onde por sinal houve um bom ano agrícola, como dizia ele, com muita feijão.
Depois da morte do pai com quem tinha relações muito próxima, muito triste sentiu a necessidade de sair da ilha e, em 1923 partiu para ilha vizinha, a ilha Brava onde se instalou com padeiro e barbeiro.

Em 1932 aos vinte e oito anos teve o seu primeiro filho, o Francisco nome do pai e também foi nesta data que perdeu sua mãe.
Em 1935 teve o segundo filho desta vez uma menina, Iva. 1938 o José e em 1940 a Tété. Foi na década de trinta que teve contacto com a igreja do nazareno e em 1940 a experiência de santificação, deixou as profissões e a mulher com quem vivia por união de facto e como não podia casar com ela sendo já casada e sem separação legal e também uma não crente, decidiu dedicar sua vida como evangelista e tinha o apoio de Pastores como Luciano de Barros e outros.

A partir de então começou a evangelizar a ilha Brava desde Furna até Cachaço. Andou por ribeiras e cutelos da ilha Brava onde espalhava o evangelho com muito ardor. Passou a ser conhecido como NhoCantante porque fazia arredores e cantava e ensinava coros de louvores à Deus.
Entre 1950 e 1960 voltou para ilha natal onde foi convidado pelo Primo Abílio Monteiro Macedo para ser seu feitor (responsável pelas suas propriedades). Desta feita ele se instalou numa das propriedades do primo donde tirava o seu rendimento, mas ao lado deste trabalho ele deu iniciou a evangelização na ilha do fogo, depois da morte do primo mudou de lugar e a igreja comprou uma casa em Sarrado-Lagariça onde viveu durante algum tempo.

Em 1962 foi convidado pela igreja para morar em Luzia – Nunes e assim poder atingir as zonas vizinhas com o evangelho.
Em Dezembro de 1965 casou com uma jovem de Luzia – Nunes (a Rosinha) e teve nove filhos, são eles: João Cristiano, David, Silas, Paulo, Ester, Guilherme, Josué,Eliseu e Nataniel.

Participou na organização de muitos igrejas na ilha do fogo, e é um dos nazarenos mais conhecidos na ilha, e até muitos identificam a igreja através deste homem de Deus.
Além de evangelizar na ilha brava e Fogo também evangelizou em Santiago, São Nicolau e São Vicente.
Foi ter com o Senhor no dia 16 de Abril de 1999.
Foi com muita satisfação que a família viu seu nome como memorial do templo em Relva Fogo.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Finalmente Inauguramos!



Nosso sonho tornou em realidade, o impossível aconteceu, inauguramos nosso templo!
Quando cheguei em Relva, no ano de 2002, deparei com um espaço minúsculo onde todos os cultos reuniam 70 a 85 pessoas, juntamente com a igreja lancei a visão da construção do templo que até então não tinha tido seu início, já havia muitos blocos feitos que estavam no estado de bastante degradação. Passado a visão passamos a ter orações e corrente de oração a favor do projecto que humanamente parecia impossivel de realisar visto que a igreja possui " fracos recursos financeiro", unidos num só propósito recebemos os irmão do grupo Trabalho e Testemunho liderado pelo pastor Arlindo Tavares no momento que tínhamos apenas 20 sacos de cimento material insignificante para o trabalho que havíamos de realisar, mas Deus supriu nossas expectativas, conseguimos erguer as parades até os lenteres das portas e janelas, Paramos durante 2 anos até retormar definitivamente o termíno da construção.
O sentimento é de dever cumprido, e a emoção ultrapassa o entendimento humano, ver minha visão e dos meus irmãos em Relva, transformar em um lindo templo um dos mais lindo de Cabo verde e mais, levar o nome daquele que para mim é uma das pessoas mais importantes da minha vida, o nome de um homem que foi um dos maiores evangelista leigo de todos o tempo da Igreja do Nazareno em Cabo Verde, o meu pai Cristiano José Monteiro ( O Nhokristianu). Esperamos que em Breve possamos ouvir de novos Templos levando nomes de homens como este.
Tudo isso foi possivel graças ao nosso bondoso Deus, aquele que em momento nenhum nos deixou desanimados, nos fez acreditar que com Ele nada é impossivel, senti-me como Neemias na construção do murro, muitos foram aqueles que nos tentaram desanimar mas prosseguimos sempre para nosso alvo, Deus não nos deixou para trás.
O mérito não foi meu, mas de Deus e de todos aqueles que nesta obra deram sua contribuição.
O templo foi construido na sua totalidado por mãos de obra a custo ZERO, com pedreiros carpinteiros, pintores, eletricista e outros profissionais todos pertencentes a congregação de Relva e Luzia Nunes.
Nossos agradecimentos Primeiramente ao nosso Deus,a Camára Municipal dos Mosteiros, a empresa Àgua Brava, ao nossos amado superintendente e todos aqueles que nos deram seus apoios.
No Senhor tudo é Possível, com Ele sou e somos mais que vencedores. Dias melhores para Relva, Vamos sim, Construir um centro para jovens, um centro de acolhimento infantil e a moradia pastoral, quem duvida é só ver a foto do templo e constactar o que conseguimos com ajuda do Senhor.
Deus Seja louvado! Ainda acredidamos em coisas maiores. Deus é Fiel!