terça-feira, 30 de junho de 2009

Cabo-verdiano é eleito líder mundial da Igreja do Nazareno

Por VNN Staff / Publicado Tuesday, June 30, 2009O cabo-verdiano Eugénio Duarte, actual director regional para Africa da Igreja do Nazareno, foi eleito hoje, em Orlando, Estados Unidos, Superintendente Geral daquela denominação evangélica.
A notícia é considerada histórica para a Igreja do Nazareno por ser o primeiro não americano a ser eleito para o mais alto cargo dos nazarenos a nível mundial, em mais de 100 anos de história da organização.Milhares de nazarenos de todo o mundo estão reunidos na cidade americana de Orlando, Flórida, na Assembleia Geral daquela denominação. Durante 10 dias discutem os assuntos mais importantes da organização e elegem três dos seis membros da Junta Mundial, que rege a igreja. Hoje, na sétima volta das eleições, o cabo-verdiano Eugénio Duarte surpreendeu ao ser o mais votado, facto que foi considerado histórico pelo site da Igreja do Nazareno que, também, transmitiu a votação ao vivo.Natural da Brava, ilha que por ser berço da imigração foi a primeira a receber a chegada dos chamados “protestantes” no ano 1900, Eugénio Rosa Duarte, depois de ter sido secretário municipal na ilha do Maio e de ter negado uma bolsa de estudos para a ex-União Soviética, entrou em 1975 para o Seminário Nazareno, em S.Vicente. Após a sua formação em teologia, com distinção, trabalhou em Porto Novo, S.Vicente, onde também dirigiu a Editora Nazarena. Nos anos 80 foi eleito Superintendente de Cabo Verde, ou seja o líder máximo da denominação no país.Devido ao seu grande talento como líder e servo de Deus, Eugénio Duarte foi escolhido, pouco tempo depois, para dirigir a Igreja do Nazareno na costa ocidental africana e Guiné-Equatorial. A 23 de Novembro de 2005, Duarte foi eleito Director Regional para África, sendo o primeiro africano a dirigir a denominação a nível continental.Hoje, Cabo Verde e seu filho ilustre Eugénio Duarte fazem história. No final da manhã, milhares de delegados ovacionaram Duarte de pé no Centro de Convenções de Orlando, onde aconteceu a eleição. Numa breve alocução em inglês e português, aquele líder limitou-se a dizer que está apenas servindo, antes de agradecer a todos que confiaram nele.Com um mestrado em Liderança e falante fluente de português, francês e inglês, Eugénio Duarte é casado com Maria Teresa Duarte, pai de três filhos e ainda tem dois netos. Actualmente reside em Joanesburgo, África do Sul, mas deve mudar-se em breve para Kansas City, onde está a sede mundial da Igreja do Nazareno.
Texto retirado do blog:www.epistolaonline.blogspot.com/
Fonte: Visaonews citado pela asemana on line

segunda-feira, 29 de junho de 2009

A "Terra do Nunca" de Michael Jackson

Michael Jackson morreu. Morreu e parece que se foi sem nunca ter alcançado o que buscava: Felicidade.
Michael Jackson sonhava com um lugar seu, completamente ausente de sofrimento, onde ele se imaginava Peter Pan, eternamente jovem. Assim, ele construiu para si o parque temático Neverland (Terra do Nunca), que por causa de dívidas em dólares no mundo real, teve que mais tarde ser dividido com outros sócios.
A fragilidade existencial da Neverland de Michael Jackson estava estampada na estética face deformada que seu espelho e as câmaras refletiam. O Michael que se via (quando se via) na vida real era bem diferente “daquele” movimentado personagem dos clips. Imagem nunca foi tudo, como alguns insistem.
O erro e os desencontros de Michael Jackson com a vida foi imaginar que felicidade só é possível com ausência de sofrimento. Não conseguiu perceber que felicidade e sofrimento não são antagônicos e que não há como controlá-los. Nenhum analgésico é capaz de aplacar o sofrimento da alma. Nenhum ditame subverte a felicidade.
Lembrei-me do filme Shadowlands (Terra das Sombras). O filme retrata o período de vida do escritor C.S. Lewis (vivido por Anthony Hopkins) que marcaria para sempre o seu jeito de ver a vida e que foram estampados nos seus escritos. Depois de encontrar o amor da sua vida, Joy Gresham, ele a vê indo dolorosamente embora por causa de uma doença incurável. Neste contexto de extremo sofrimento se ouve de Lewis: “Por que amar, se perder machuca tanto? Eu não tenho mais respostas: só a vida que eu vivi… A dor de então faz parte da felicidade de agora. Esse é o acordo”.
Parece que “Terra das Sombras” insiste em apresentar o mundo como ele é. Sem fantasias enganosas ou fugas psicológicas. Um mundo onde sonhos, alegrias, fé e amor caminham ao lado de sofrimento, perdas, dúvidas e descrença. Um mundo em que a vida, apesar dessas experiências tão contraditórias, vale a pena ser vivida.
Viver a vida na sua plenitude é entender que felicidade não precisa pedir licença à dor para pulsar dentro da gente. Afinal ela faz parte das dádivas divina: “No mundo vocês vão passar por aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo”. Jesus conquistou a possibilidade de vivenciarmos a verdadeira felicidade, sem subterfúgios ou aparatos estéticos, sendo Ele mesmo o autor da vida.
Em Jesus conseguimos compreender a dinâmica de Deus com relação ao sofrimento humano e a maneira como encará-lo na vida. Como diz a personagem de Lewis em Terra das Sombras: O sofrimento faz parte da felicidade.
Lamentavelmente ainda somos, como Michael Jackson, atraídos para a Terra do Nunca, pois não suportamos os momentos que se descortinam sombrios. Só que a Terra do Nunca é fuga/bolha para quem não entendeu a vida ou ainda não cresceu, como Peter Pan… até mesmo, alguém como o rei do pop.
Por: Eduardo Pena
Texto retirado do Site:http://www.vidanet. org.br

domingo, 21 de junho de 2009

A kátia e João brasileiros que vão casar aqui em Cabo Verde!

São meus irmãos brasileiros que pretendem casar aqui em Cabo Verde na Igreja do Nazareno de Relva, possivelmente o casamento cívil vai ser mês do Dezembro deste ano no Brasil e em Fevereiro ou Março de 2010 em Cabo Verde.

terça-feira, 16 de junho de 2009

A igreja esteve em festas hoje

A igreja de Relva hoje esteve em festas, alaridos de todos lado, a igreja chegou finalmente ao bolo, com a colocação das vigas e com a tradicional bandeira branca, todos reunidos com o pastor louvaram e oraram a Deus agradecendopor esta vitória, a Deus seja dado toda honra e louvor.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Dias de bençãos

A igreja de Relva tem vivido dias de muitas bençãos, a construção do templo está avançada, a igreja cresce , acreditamos que Deus está operando.
Ontem, domingo do dia 14 de junho, vivenciamos algo tremendo, depois da pregação, cujo o tema era " somos um no Senhor", houve quebrantamento, muitos se reconciliaram, pedido de perdão e testemunhos. A igreja sentiu sem dúvida o mover do Espírito Santo.
Deus ainda há-de fazer grandes obras aqui neste lugar

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Ser Servo

Ser servo do Senhor é um previlégio impar, tarefa especial e que é direcionado à pessoas escolhidas por Deus, assim como aconteceu autrora com Moisés, Josué, Samuel e outros hoje em dia também acontece o mesmo. Sou grato a Deus por me escolher, assim como Josué sucessor de Moisés sentiu-se fraco perante a desafiante tarefa, o mesmo senti e sinto.
Aos 19 anos entrei no Seminário Nazareno em São Vicente, onde recebi uma formação académica e espiritual de primeira, graças a pessoas com a Odette Pinheiro, António Vasconcelos, Furtunato Lima e outros, aos 22 fui empossado como pastor da igreja do Nazareno em Relva ilha do Fogo onde até hoje ministro.
Deus é fiel, continuo ciente de que coisas grandes Deus ainda tem para mim, e direi sempre "eis-me aqui Senhor envia-me"

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Amigos de Luzia Nunes

Como diz o ditado " a união faz a força". Estes são alguns amigos e familiares( Pedreiros e sirventes) do pastor que deslocaram de Luzia-Nunes, para ajudar na construção do templo de Relva. Só Deus será capaz de os recompensar por essa valiosa contribuição.
São eles: da esq. para dir. ( Zelito, Nhônhô, Kaetanu, Táita, Djalô, Anjo, Sany, Manuel, Cristiano e Diolindo).
A todos um muito obrigado.

Nosso Templo em Relva

Chegou a nossa vez de dizer "Como é bom ver a igreja a ganhar". Neste momento estamos preparando para meter as vigas de travamento e o mais tardar na próxima semana estaremos trabalhando na colocação do bendito teto do nosso templo em Relva.
Estamos neste momento a trás de possiveis finaciamentos para o acabamento.
"Deus no seu trono está e não nos abandonará!"